Tutorial 3D Max: primitivas padrão, editor de material e iluminação (básico)

Para este tutorial utilizei o 3D Studio Max 9
Ao abrir o programa irá se deparar com 4 painéis: Top, Front, Left e Perspective.
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Como em outros programas, na parte superior temos a barra de menus
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Em seguida, vemos a barra de ferramentas, que contém alguns atalhos utilizados com freqüência.
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Do lado direito da tela, vemos o painel create, que é um dos mais importantes na minha opinião. Nele pode-se criar formas como esfera, tubo, plano, cilindro, caixa, entre outros.

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Vamos criar uma esfera, para isso clique em (1) create, (2) geometry e (3) sphere
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Pode-se criá-la em qualquer painel (top, front, left ou perspective), porém vamos fazer isso utilizando o painel perspective. Clique uma vez com o botão esquerdo dentro de qualquer lugar do painel perspective ele será selecionado e ficará com uma borda amarela
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Em seguida, desenhe sua esfera.

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O 3D Studio Max, gera as cores das geometrias de forma aleatória, portanto se a cor da sua esfera está diferente não se preocupe. Perceba que quando criamos a esfera na vista perspective, também a vemos nas outras visualizações.  Sem tirar a seleção da esfera (sem clicar fora, rs) temos ao lado direito o painel Parameters, onde podemos mudar o Radius (tamanho) e Segments (linhas que sustentam a geometria). Altere radius e sements para valores muito maiores, depois para valores bem menores e perceba as mudanças que ocorrem

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Veja uma esfera com pouca suavidade causada por um número baixo de segments

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Deixe segments com 32 radius 

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Rolando a bolinha do mouse, pode-se aproximar ou afastar a visualização selecionada (perspective), faça a o teste

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Clicando com o botão do meio (rodinha do mouse) pode-se também selecionar painéis de visualização. Reduza a aproximação de modo que consiga ver toda forma, e clique com o botão do meio no painel top

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Veja que o painel (top) fica com uma borda amarela em volta indicando que está selecionado. Agora, no painel de ferramentas, selecione a ferramenta Select and Move

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Segure a tecla shift, clique sobre a esfera, segure e arraste para a direita, assim duplicará o objeto


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Aparecerá uma nova janela. Nela deixa copy marcado e deixe o nome como sphere02 mesmo. Poderíamos modificar o nome para encontrar melhor os objetos, mas faremos isso em tutoriais futuros. Clique em Ok. Duplique agora arrastando a esfera original (segurando o shift) e arraste para a esquerda


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Clique com o botão do meio no painel perspective e diminua o zoom (girando a rodinha). É possível arrastar a posição da visualização. Clique com o botão do meio em qualquer lugar da tela perspective, segure e arraste


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As esferas parecem estar flutuando, pois não existe um plano em baixo delas. Vamos criar um para que elas possam ficar apoiadas. No painel create, geometry (já visto anteriormente) selecione plane
 
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Vamos criá-la no visor top. Então utilizando o botão do meio, selecione o visor correspondente (top)

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Ele ficará com uma borda amarela em volta mostrando que está selecionado. Clique no lado superior esquerdo e arraste ate o canto inferior direito, ficando mais ou menos como a imagem abaixo (se errar selecione a ferramente Select and Move selecione a plane, aperte delete e refaça a operação)

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Perceba que apenas a vista perspective tem “objetos sólidos”, nas outras vemos o wireframe, assim há a possibilidade de enxergar objetos sobrepostos. Vamos reposicionar objetos e alterar seus tamanhos para melhorar a composição, no visor topo e com Select and Move selecionado vamos clicar na esfera da esquerda. Ela ficará branca e terá uma duas setas indicando dois eixos (Y ou Z). clique na seta verde, segure e arraste para cima, como indica a imagem abaixo

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Perceba que ela sofre alterações de posição nas outras vistas, aliás com o tempo moveremos objetos na cena pela cena que acharmos melhor, seja ela top, front, left ou perspective. Ainda no visor top, mova a esfera do meio para baixo (através da seta verde)

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Mova a esfera da direta para cima
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O nosso plano é pequeno para estas esferas, portanto vamos aumentá-lo. Depois que um objeto já foi coloca na cena, ainda podemos alterar suas propriedades através do painel Modify. Utilizando qualquer uma das visualizações, clique na plane e ela ficará selecionada

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Agora, no lado direito do programa e no topo, clique em Modify

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Em parameters aumente Lenght e Width de modo que o plano se perca de vista no visor perspective

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As esferas estão pela metade, precisamos mover todas mais para cima. Para isso utilize o painel front. Clique sobre uma delas, clique na seta esquerda e mova para cima de modo que fique só um pouco apoiada no plano. Faça isso com as outras e deverá ficar assim


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Na vista perspective precisamos enquadrar melhor a composição, então selecione-a e com o botão do meio arraste mais pra baixo


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No meu caso, será preciso aumentar o tamanho do plane novamente, faça isso



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Agora, vamos inserir uma outra forma na cena, um Box. Para isso volte no painel (1) create, (2) geometry e (3) box


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Crie um Box utilizando o visor perspective. Primeiro deve-se clicar segurar e arrastar para qualquer um dos lados, em seguida solte o clique e arrasta para cima. Terá algo semelhante a isso

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Deixe os tamanho de length, width e height (profundidade, largura e altura) com 50 cada um, assim a forma ficara proporcional

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Agora posicione como mostra a imagem abaixo


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Agora vamos modificar as cores dos objetos. Para isso, no painel de ferramentas clique em Material Editor, ou simplesmente aperte “M” em seu teclado


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A seguinte janela será aberta


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Nela existem vários “slots” vazios e podemos configurar materiais como vidros, texturas de pedra, cores brilhantes, espelhos, entre outros. O primeiro slot selecionado recebe o nome de 01 – Default, vamos renomeá-lo para verde_brilhante


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Clique uma vez no retângulo cinza na frente de ambiente e escolha um tom de verde semelhante a este




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Clique em close, depois voltando a Material Editor, aumente Specular level para 80 e Glossiness para 40, isso Dara um brilho ao material

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Agora, selecione o plano (chão) e clique  no slot que tem o a cor verde, arraste-o ate até estar em cima do plano e solte, ele deve ficar verde. Se preferir, com o plano selecionado, clique no botão Assign Material to Selection


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Seu chão ficou verde



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Crie um material vermelho_brilhante e aplique no cubo, crie outro amarelo_brilhante e aplique em uma das esferas, outro preto_brilhante para outra esfera e por fim, um roxo_brilhante e aplique na esfera final, você terá algo parecido com isso


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Não se esqueça de nomear as cores e modificar os Specular e Glossiness para dar brilho. Para finalizar este primeiro tutorial, vamos aplicar uma iluminação e gerar uma imagem em jpeg. Feche o painel Material Editor, clique em (1) Create, (2) Lights, (3) Omni


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No painel top, clique uma vez e a luz omni será criada


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Precisamos agora posicionar a luz corretamente. No visor left, verá que a luz está colado no plano (chão) então precisamos levá-la para cima. Clica na ferramenta Select and Move, clique na luz e através da seta verde arraste para cima como mostra a imagem abaixo


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Agora, estando ainda no visor left, mova para a direita para que a luz peque os objetos mais de frente



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Com a luz selecionada, clique no botão Modify (você já viu ele neste tutorial certo?) e em shadows marque on



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Clique com o botão do meio no visor perspective e na barra de ferramentas clique em Quick render production


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Você verá um jpeg renderizado pelo 3D Studio Max



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Perceba que a sombra é muito forte e marca. Precisamos levá-la mais para cima para suavizar, faça isso utilizando o visor left (se preciso afaste o zoom rolando a “rodinha” do botão do meio). No meu caso, eu levei mais pra cima e mais pro lado direito e o resultado ficou assim


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Hoje nós conhecemos alguns painéis do Max, aprendemos a criar formas básicas, aplicar cores posicionar, mudar tamanhos, aplicar luz e sombra. Espero que tenham gostado. Até o próximo tutorial
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Sobre Marcus Ferreira

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11 comentários:

Eduardo disse...

Boa Marcão!!!

Velho não manjo nada de 3D e aprendi muito com este tutorial!

Mano, eu ainda tenho os tutoriais do Leander se você quiser eu mando em um zip para você.

Apoio sua idéia.

Flw

Dudão

Beduíno Web disse...

Opa, Vlw Dú. Manda sim que eu perdi alguns...

Abs.

Kazeage disse...

Muito bom

M.C. disse...

Obrigado, Kazeage =)

Ben de Jesus Ferreira disse...

ahhh que bom consegui achar a ´primeira postagem espero gostar de aprender o imax que fazer alguns personagens em 3d só para imagem

Ben de Jesus Ferreira disse...

huh consegui fazer igualzinho e sem problemas tutorial bem claro e explicado, não é daquele tipo que a gente fica sem entender um pocado de coisa vou pro proximo tutor

Tutoriais 3D Max disse...

Que ótimo Ben...

Depois, manda o resultado pra gente?

Boa sorte aí.

Abs.

Felipe disse...

Tutorial muito bem feito e fácil de entender. Vai ser uma saga e tanto daqui até os futuros projetos, mas com esse tipo de conteúdo, dá mais prazer em aprender.

Tutoriais 3D Max disse...

Legal Felipe.

Espero que os tutoriais ajudem bastante.

Qualquer coisa é só dizer.

Abs.

Patricia Cruz disse...

Amei a aula, estou começando hoje minhas aulas,consegui fazer sem problemas.
Nunca havia compreendido como colocava a luz, esse tutorial me mostrou tudo o que eu nunca tinha conseguido entender,obrigada pessoal.

Tutoriais 3D Max disse...

Legal, que bom que ajudou =)

Boa sorte.