Tutorial 3D Max: modelando um boneco de neve (básico)


Olá!
Hoje vamos criar um boneco de neve utilizando primitivas padrão. Este é um tutorial básico de 3D Studio Max abordando alguns conceitos do programa, como menus, interface e ferramentas, resultando em uma composição simples, que servirá de referência para que possa criar seus próprios modelos.

1 – abra o programa (estou usando a versão 9)

Clique para ampliar


2 – clique na ferramenta geometry (A) e em seguida selecione a sphere/esfera (B)

Clique para ampliar

3 – clique com o botão direito do mouse na tela 4 (perspectiva, janela que está com borda amarela), clique segure e arraste para desenhar uma esfera igual a esta.
Clique para ampliar

4 – Clique na ferramenta “select and move”
Clique para ampliar
5 – selecione a esfera, depois clique na setinha verde e mova a esfera para cima
Clique para ampliar

6 – Clique na ferramenta Pan View. Com ela selecionada é possível mover a tela para cima, para baixo, para direita ou esquerda, mas note, você não está arrastando o objeto e sim mudando a posição em que se olha. Mova a tela para baixo, para podermos ter mais espaço de trabalho, assim a esfera ficará no meio da tela.
Clique para ampliar
7 – Clique na ferramenta zoom, clique no meio da tela perspective, segure o botão e arraste para baixo, assim diminuirá o zoom, perceba que a esfera se afastou um pouco.
Clique para ampliar

8 – clique na ferramenta select and move, clique na esfera. Segurando shift, arraste a seta verde para cima, como mostram as imagens abaixo

Clique para ampliar
9 – quando movemos um objeto segurando o shift ele é duplicado, deixe marcada a opção copy e clique em ok.
Clique para ampliar

10 – agora selecione a ferramenta select and none uniform scale e diminua a esfera de cima
Clique para ampliar

Clique para ampliar

11 – Mova ela para baixo até que fique assim

Clique para ampliar
12 – no painel front (lado direito, parte de cima) clique fora das duas esferas, segure o botão e arraste na diagonal, de forma que selecione as duas de uma vez

Clique para ampliar
13 – use novamente a ferramenta select and none uniform scale, puxando a "setinha vermelha". As duas ficarão alongada para os lados, pois redimensionamos horizontalmente.

Clique para ampliar

Clique para ampliar
14 – no painel front, mova elas para baixo até que encostem na “linha do horizonte”


Clique para ampliar
Clique para ampliar

15 – Clique no botão sphere novamente e crie uma pequena esfera no painel front como mostra a imagem abaixo

Clique para ampliar
16 -  Através do painel top, mova a esfera para baixo, isto é para frente até que saia de dentro da cabeça do boneco e vá para posição de olho. Você também pode mover através do painel left

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

17 – Com o botão shift selecionado mova a esfera para a direita (utilizando o painel front) assim você conseguirá duplicar e criar o outro olho, na janela de diálogo, clique em ok

Clique para ampliar

18 – Utilize o painel create (o mesmo que utilizamos para criar a esfera) e escolha agora a opção cone. Desenhe um cone, que servirá de nariz como feito na referência.

Clique para ampliar


Clique para ampliar

Clique para ampliar


19 – é preciso colocar ele para fora da cabeça, utilize ferramentas explicadas alguns passos atrás para fazer isso

Clique para ampliar

20 – desenhe uma esfera que servirá de botão do casaco e em seguida mova para ficar na posição correta

Clique para ampliar

Clique para ampliar
 
21 – duplique a esfera mais duas vezes e as posicione para que fiquem assim


Clique para ampliar

Clique para ampliar

22 – utilizando o painel top, crie um cilindro

Clique para ampliar

23 – em seguida mova-o para cima da cabeça

Clique para ampliar

24 – crie mais um cilindro, com diâmetro menor e mova para cima, ficando desta maneira


Clique para ampliar
Clique para ampliar

25 – utilizando o painel left, crie um cilindro com diâmetro pequeno, ele servirá como braço

Clique para ampliar

26 – Segurando o shift e utilizando o painel front, mova o braço para a direita para duplicar

Clique para ampliar

27 – selecione a ferramenta rotate e rotacione o braço. Em seguida mova-o um pouco para cima

Clique para ampliar


Clique para ampliar

28 – repita o procedimento para o outro braço

***Para ampliar qualquer iimagem clique sobre ela***

29 – duplique o cilindro, rotacione e diminua seu tamanho com as ferramentas aprendidas e teremos um dedo





30 – repita a operação e teremos mais dois dedos



31 – faça a mesma coisa para criar a outra mão



32 – Agora começa a melhor parte. Clique no editor de materiais e vamos brincar com cores



33 – Escolha a primeira bolinha (slot), em seguida de o nome de corpo e por último clique no primeiro retângulo de cor cinza e mude para branco




34 – clique e segure na bolinha branca e arraste até o rosto do boneco, que ficará com a mesma cor


35 – repita a operação para o corpo



36 – Escolha um slot vazio e dê a ele a cor preta. Em specular level dê o valor de 80 e glossiness 40. Isso dará um pouco de brilho ao material. Arraste para as duas partes da “cartola”





37 – Clique no botão arc rotate subObject e no painel perspective, deixe o boneco mais de frente


39 – selecione outro slot vazio, crie um material laranja com 10 de glossiness e aplique no nariz de cenoura



40 – selecione mais um slot vazio, crie um material verde brilhante e aplique nos olhos


41 – selecione um slot vazio, crie um material marrom e sem brilho, em seguida aplique nos braços





42 – aplique o material preto nos “botões do paletó”
43 – no painel create (onde criamos sphere, cone, cylinder) escolha plane

44 – no visor top, desenhe a plane de modo que ele cubra a maior área possível

45 – Vamos criar uma iluminação ambiente, para isso clique em lights


46 – escolha skylights e habilite cast shadows, depois pinte o chão "plane" de branco




47 – Clique no menu rendering e escolha enviroment


48 – em background mude a cor de preto para branco


49 – clique com o botão direito na tela perspective e pressione F9 para gerar o render



50 – Clique no  “disquetezinho” amarelo e na nova janela em “salvar em” escolha jpg e de o nome de “boneco de neve”


51 – em quality, deixe em Best e salve o arquivo.



Nos próximos tutoriais, aprenderemos algumas coisas a mais para chegarmos em resultados finais semelhantes a este

 Até a próxima!
Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

6 comentários:

Babii disse...

Como q instala esse programa ??? Me add no msn sthefanybarbara@hotmail.com

Beduíno Web disse...

Recomendo que você providencie uma versão oficial do programa, vale a pena.

Abs.

Tutoriais 3D Max disse...

Olá Babii. Tenho uma boa notícia para você. A Autodesk (empresa que faz o 3D Studio Max) Disponibilizou para download gratuítamente este e mais outros programas na versão estudante...

Segue o link: http://students.autodesk.com/?nd=download_center

Agora você já pode aproveitar =)

Abraços.

Ben de Jesus Ferreira disse...

Eu gostei mais do primeiro tutrial com as fotos cortadas e foi divertido fazer este boneco deu pra perceber que quanto mais complexo maior o tempo, vi que os novos tutor são em vídeos não sei se vou gostar

Patricia Cruz disse...

Acho que consegui fazer a aula, não ficou igualzinho, rsrs mais deu pra aprender.
Bem explicadinho, como faço pra enviar pra você dar uma olhada no que eu preciso melhorar?

Obrigada

Tutoriais 3D Max disse...

Pode mandar no e-mail: tutoriais3dmax@ymail.com