Tutorial 3D Max: modelando bolinhas de Vidro (básico)



Olá, vamos estudar?

Hoje trago alguns conhecimentos novos que podem dar um grau em seus projetos futuros, vamos a eles?

1 - Abra o Max e selecione o painel de visualização perspective

Clique para ampliar
2 - Clique em geometry e em seguida sphere (lembre-se os botões estão destacados em amarelo, qualquer dúvida, basta repousar o mouse sobre qualquer item que o nome será exibido)

Clique para ampliar

3 - Desenhe a esfera no painel perspective

Clique para ampliar

4 - Através do painel front, mova para cima como a imagem abaixo

Clique para ampliar

5 - Aperte M para abrir o editor de materiais e escolha um slot vazio

Clique para ampliar

6 - Dê o nome de bola azul como mostra a figura abaixo



7 - Em difuse, selecione um azul parecido com o meu. Onde está escrito 01 - Default, mude para Bola Azul



8 - Nesta mesma janela, um pouco mais pra baixo, encontre "Maps". Abra o sinal de mais que encontra-se antes dele e uma lista de configurações de mapas irá se abrir


9 - Clique no botão Refraction


10 - Na nova janela que se abre, escolha raytrace. Dê ok.


11 - Se ainda não aplicou, aplique o material na esfera. Agora, clique em Geometry e em seguida plane. Como já aprendido em outros tutoriais, desenhe um plano abaixo de sua esfera


12 - Escolha uma cor e de o nome para ela de chão


13 - Aplique a cor e com o painel perspective selecionado pressione F9 para renderizar


14 - Perceba que o material transparente só é visualizado quando renderizamos, isso deixa o programa mais leve. Selecione novamente o slot bola azul


15 - Bem acima do botão de nome raytrace existem uma setinha preta (destacada em amarelo) clique nela para ir um nível acima


16 -Refraction tem um valor de 100, diminua para 70. Isso fará com que fique menos transparente e um tanto quanto azulado


17 - Renderize o painel perspective e veja que ficou meio transparente e azulada



18 - Deixe especular level com 80 e glossiness com 40. Isso dará brilho



19 -Desenhe mais três eferas de cores diferentes, pra cara cor dê os nomes respectivos, deixe todas elas com o mapa Refraction "Raytrace" e espalhe elas no plano. Renderize e veja como fica


20 - Através do painel top, insira um luz omni deixe shadow marcado e após a inserção, mova para cima utilizando o painel front


21 - Renderize


22 - Adcione mais um luz omni, só que está tem que ficar com shadow desmarcado. Leve-a para o fundo e para cima, utilizando o painel topo e o front respectivamente


23 - Lembre-se de deixar todos slots com specular e glossiness com 80 e 40 respectivamente


24 - Abra o maps do slot chão, depois clique em opacity.


25 - Feito isso, escolha gradiente


26 - Mude gradiente de linear para radial


27 - Renderize o painel perspective. Isso deixa o render mais bonito, como se tivesse um spot de luz em cima


Com um pouco mais de criatividade, tente colocar algumas bolinhas de vidro dentro de um pote, você fez o tutorial do copo, lembra-se? É bem parecido, tente =)

Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: