Tutorial 3D Max: modelando um copo (básico)


Boa noite =)

Hoje aprenderemos a modelar um copo de maneira simples e objetiva. Vamos a ele?

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1 - Abra o 3D Max, selecione o painel de visualização front (o retângulo amarelo indica a seleção)
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2 - No painel create, clique em shapes e em seguida lines (como já deve ter percebido, tudo que está ativo fica amarelado)
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3 - Faça um L ao contrário, note, que o ponto inicial começa no encontro do eixo Horizontal e Vertical. Utilize o painel front para desenhar
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4 - Clique em modify (parece um arco íris cinza) em seguida, na lista de modificadores, escoha Lathe
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5 - Veja que temos um objeto cilindrico, mas ainda não está como queremos. Em lathe, abra o sinal de mais e selecione Axis
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6 - Ainda no painel front, pegue a seta horizontal vermelha e mova de forma que o copo fique semelhante a imagem abaixo. Em seguida, na opção segmentes, coloque 64 para que fique suave
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7 - Abra novamente a lista de modificadores, aplicaremos mais um, o Shell
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8 - Depois de aplicar, precisamos configurar
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9 - Aumente o valor de Outer Amout de forma que a espessura do copo seja visível
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10 - Selecione o painel top e no painel a direita (create / setinha branca), depois clique na bolinha (geometry), escolha a opção shape e desenhe um plano para ficar embaixo de nosso copinho
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11 - Veja como está ficando. Agora, aperte "M" no teclado para abrir o painel de materiais, dê uma cor para o copo e uma para o chão
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12 - O meu ficou assim
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13 - No painel a direita, selecione lights e clique em omni, marque a opção shadow on. Vá para o painel top e clique uma vez para inserir a luz, veja a posição que coloquei a minha. Em seguida, através do painel front, mova a luz para cima
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15 - Depois de ter movimentado a luz, clique no painel perspective e aperte F9 para renderizar sua cena. Como já aprendido em outros tutoriais salve seu arquivo. Caso queira, rotacione o painel perspective e faça quantos renders tiver vontade.
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Com um pouco mais de detalhamento, chegamos a este resultado. Nos próximos tutoriais, aprofundarei mais na explicação de materiais.
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Bons estudos =)
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Sobre Marcus Ferreira

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6 comentários:

Regis Deiques disse...

Parabéns! sou estudante de 3d Max, e foi otimo para que eu pudesse compreender as ferramentas.

Beduíno Web disse...

Obrigado por visitar Regis, espero ter ajudado.

Abraços.

Anna Caroline Nakagawa disse...

oi, Beduíno obrigada por me ajudar a lembrar das ferramentas do 3dmax, vc tem algum tutorial que ensina a fazer ambientes, bem simples por favor.. heheh estou em treinamento de nv...

Beduíno Web disse...

Oi Anna... Eu tô desenvolvendo um e logo mais postarei no blog. Continue visitando...

Grande Abraço.

mube22k disse...

Olá, eu uso o 3ds Max 5 e nao consegui encontrar a ferramenta Shell, essa ferramente está presente nessa versão ou não ?
Abraço, obrigado.

M.C. disse...

Olá Mube22k.

Infelizmente não sei te responder, pois eu comecei a trabalhar com o 3D Max à partir da versão 7. Nele já tinha shell...

Abraços.