Tutorial 3D Max: modelando uma chave de carro (básico)


Boa noite, este é o nosso tutorial de nº5 espero que seja útil para quem nos segue...

É recomendável que você faça os tutoriais 

3DS Max (Básico) - Primitivas padrão, editor de material e iluminação.”   

 “Modelagem de um copo” 

Criando um boneco de neve (tutorial básico de 3D Studio Max)” 

e “Bolinhas de Vidro”. 

Eles ensinam conceitos que lhe auxiliarão no desenvolvimento deste tutorial. Bom, mãos a obra. Ah, não se esqueça, clique para ampliar as imagens

1-Selecione a vista top

 2-Selecione o painel shapes

 3-Escolha a ferramenta line

4-Aperte ALT+W (maximiza a vista selecionada, no caso a top). A ferramenta line é muito simples, basta clicar mover o mouse para direção escolhida e clicar novamente. Faça o desenho semelhante a este abaixo e no final não esqueça de unir os pontos (na janela close spline dê Yes).

 5-Agora, clique no painel modify

 6-Em modifier list, selecione extrude e em amount digite algo entre 3 e 5

 7-Aperte alt + w para sair do painel top “maximizado” e ver novamente as 4 janelas

 8-Veja que a chave ganhou uma espessura razoável

9-No painel perspective, mova a visualização para o centro da janela. Selecione novamente o painel topo e maximize. Vamos desenhar agora a outra parte da chave. Clique em create e em seguida retangule. Desenhe como mostra a imagem

10-Em corner radius, no painel do lado direito aumente o valor deixando a forma com cantos arredondados e em segments coloque 10

 11-Coloque extrude com algo entre 8 e 10, terá um resultado assim

12-Agora clique com o botão direito no objeto, escolha convert to, em seguida editable poly

13-Selecione o painel front, aperte a tecla W, selecione o objeto novo e mova um pouco para cima. Feito isso, volte ao painel create, depois escolha geometry. Feito isso clique em torus

 14-No painel front ainda desenhe uma argola semelhante a esta

 15-Posicione corretamente utilizando o painel top

 16-Aperte a tecla M (editor de materiais) e vamos criar uma material acinzentado para a chave e argola e um preto para a outra parte

17-Deixe um cinza claro para ambiente, specular level 150 e  glossiness com 80 dê o nome de prata. Arraste o slot de cor para cima dos materiais correspondentes. 

Como aprendido em outros tutoriais, crie um plano (chão) e um spot de luz omni. Com um pouco de imaginação a paciência, consiguiremos um resultado semelhante a este.

18- Logo faremos renders mais realistas, com um resultado final assim:





 Continuem praticando, até mais.

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Sobre Marcus Ferreira

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6 comentários:

Bells disse...

muito bom; o site anda me ajudando muito; continuem por favor; abraços.

emersondesigner disse...

Muito bom fiote! Eu também costumo fazer alguns tutoriais de 3ds max e posto no meu blog. Já olhei muitos de seus tutoriais e são muito bons! Depois dê uma passada no meu blog pra dar uma olhada.

diogo disse...

iai cara! parabens pela iniciativa! quero muito fazer o que voce ta fazendo, no futuro, quando eu soube bem. continua firme, abracao!

Beduíno Web disse...

Vlw Emersondesigner e diogo... Voltem sempre. Abraço.

AnDyBz disse...

Valeu cara! eu gostei muito do tutorial, mas a iluminaçao nao ficou bem no meu modelo xD

Eu lhe agradeço muito , estou esperando novos tutoriais :D

PD: Eu sou espanhol, so sei um pouco de portugués por minha família, se a ortografia esta mal , disculpa.

M.C. disse...

Bom dia AnDyBz, como vai?

Seu português não está mal não, dá pra entender =)

Obrigado por visitar o blog, espero que volte sempre.

Ah, criei um novo tutorial ontem mesmo, espero que seja útil.

Abraços.