Tutorial 3D Max: modelando uma caneta (básico)

Boa noite =)

Hoje vamos aprender a modelar de forma muito simples uma caneta. Este tutorial é super básico e vocês não vão gastar muito tempo para concluí-lo.

É recomendável que façam os outros tutoriais para aprender a mudar de telas acessar painéis, mover, rotacionar, etc...

Se precisar visualizar maior, clique nas imagens para ampliar, ok?

1 - Selecione o painel perspective e clique na ferramenta cylinder (destacada em amarelo na imagem abaixo)

2 - Desenhe o Cilíndro


3 - No painel parameters é possível mudar radius (raio ou diâmetro), heigth (altura) entre outros, faça um teste para se familiarizar com as ferramentas



4 - Faça um cilíndro semelhante a este em termos de altura e diâmetro

5 - Clique com o botão direito e converta em Editable Poly

6 - Selecione o painel front

7 - Aperte Alt+W para maximizar o painel selecionado (front)

8 - Aperte Ctrl+ para aumentar o zoom e aperte o número 1 do teclado alfa numérico (o 1 que fica em cima do Q) e selecione os pontos indicados na imagem.

9 - Aperte a tecla R e perceba qual ferramente foi selecionada no painel superior (você já aprendeu isso em outro tuto hein rapá, rs)

10 - Selecione os pontos indicados, e mova-os para cima, para alongarmos o corpo da caneta

11 - Aperte Alt+W novamente para voltar a ver todos os painéis. Desenhe mais um cilindro que servirá de tampa.

12 - Converta em editable poly

13 - Selecione o painel front e maximize

14 - Diminua a parte superior (tecle R). Ah, apertando a letra R você terá acesso a formas diferentes de dimensionar os pontos. Caso não esteja saindo como gostaria, você deve ir na ferramenta que se encontra depois da rotacionar, localizada no painel superior, abri-lá e escolher a segunda opção, ok?


15 - Selecione o painel top

16 - desenhe um retângulo semelhante a este

17 - Mude para o painel front e mova-o para baixo

18 - Selecione a ferramenta indicada e em seguida mude sua altura

19 - Mova para baixo

20 - No painel top, aumente a largura, vamos deixar o retângulo mais largo no geral

21 - Ficou melhor né?

22 - Converta em editable poly

23 - Aproxime estes pontos

24 - Selecione as duas partes da caneta e agrupe

25 - Dê o nome de tampa

26 - Aperte M (editor de materias) crie uma cor vermelha, aumente um pouco o specular e o glossiness, dê o nome de tampa para a cor criada

27 - Crie uma cor azul e dê o nome de base

28 - Crie uma cor acinzentada e dê o nome de ponta

29 - Aplique o vermelho na tampa

30 - No painel front, visualize wireframe (você já aprendeu a fazer isso nos tutos antigos blz?), aperte a tecla 4 para selecionar polygon e selecione os poligonos indicados e aplique a cor azul


31 - Selecione o que foi indicado e aplique o cinza / ponta

32 - Deve ter ficado assim

33 - Usando a visão top, crie uma plane, depois crie um novo material cinza médio e aplique, para formarmos um chão

34 - Vamos mover os objetos para melhor composição

35 - Duplique a caneta (no tutorial do boneco de neve eu ensino a fazer isso) e forme uma composição semelhante a esta

36 - Agora ilumine a cena e teremos algo semelhante a isto

Com um pouco de criatividade, chegará a resultados mais bacanas. Salve esta versão idêntica ao tutorial e crie uma outra versão para que possa "brincar" sem perder o que já fez...

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Sobre Marcus Ferreira

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1 comentários:

Anônimo disse...

done!!