Tutorial 3D Max: modelar uma escova de dente (parte VII)

Termine de alinhar as cerdas, analisando em Perspective, Front, Left e Top. Salve um Jpeg para referências futuras. Agrupe as cerdas para facilitar sua manipulação. Clique no menu "Group" e escolha a "Opção Group". Dê o nome de cerdas para ficar mais intuitivo. Dê "Unfreeze" no corpo da escova para que possamos aplicar um material nela. Para isso, clique com o botão direito e escolha a opção "Unfreeze All". Depois, pressione a tecla "M" que corresponde ao atalho para abrir o "Editor de Materiais". Selecione um "Slot" vazio, chame-o de Cor e escolha uma cor verde para ele. Em "Specular Level" coloque um valor de 80 e "Glossiness" deixe com 60. Em Maps, aplique em "Reflection" o "Raytrace". Como ela é levemente transparente, deixe "Opacity" como 50%. Desabilite o "Background" do "Slot" para ver melhor como está ficando a configuração do material. Aplique então na escova. Crie um novo material e de o nome de "Cerdas", deixe sua cor como branco. Em "Specular Level" deixe 50 e 40 para "Glossiness". Selecione as cerdas e aplique o material recém criado. Renderize e veja o resultado. Corrija as cerdas que estão muito dentro da escova. Com o auxílio do CTRL, crie um plane. Crie um material branco e sem brilho e aplique no "chão". Aplique um gradiente radial nele para que crie uma composição mais legal. Aperte o "8" e deixe o "Background" da cena como branco. Faça ajustes, diminua o Raytrace da escova para que ela reflita menos todo o ambiente que está branco. Coloque uma "Light" na cena. Vamos trabalhar com a "Omini". Deixe "Shadow" habilitado, ajuste a posição da lâmpada. Aumente a transparência do material verde caso seja necessário. Aplique "Self Ilumination", para que a cerda tenha luz própria, assim elas ficaram mais claras. Leve o conjuto mais para cima e dê uma leve rotação. Sempre renderize para ver o resultado parcial. Aumente Raytrace novamente e faça testes de transparência e reflexo. Leve a luz Omini bem para cima e veja o que será alterado. Diminua a intensidade da luz e renderize novamente. Aplique Raytrace no chão e deixe seu valor em 15. Duplique a lâmpada para que possa ter mais um ponto de luz. Repita o procedimento mais uma vez.



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