Tutorial 3D Max: luz Omni (parte IV)




O Shadow Map, por padrão vem meio serrilhado. Porém nós podemos melhorar isso. Faça uma cópia da luz principal e chame-a de secundária, reduza a sua intensidade, pois ela serve para ajudar a iluminar a cena de forma geral. Isso pode ser feito sem problema algum. Você não está amarrado a ter apenas um ponto de luz.

Nos parâmetros, de shadow map, você pode alterar várias coisas, incluindo a cor da sombra. Faça um teste mudando o preto para azul e veja o que acontece. A densidade também pode ser ajustada, deixando valores baixos, a sombra fica mais "transparente". Lembre-se: 1,0 corresponde a 100%, se você baixar para 0,5 corresponderá a 50%.

Uma opção interessante a se explorar é o map. Vamos carregar um mapa procedural, setando o "celular". Você verá a projeção da sombra com esse recurso agora. Faça um teste com noise e perceba que podemos controlar o tamanho das "repetições". Arraste o material para um slot vazio do material editor e siga as instruções para configurar seu tamanho. Faça um teste, carregando um bitmap e renderize. O shadow map params é um dos recursos mais importantes para configurar a sombra shadow map. Aqui, você pode deixá-la mais borrada, mais dura, mais definida, entre outras coisas.

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