Projeto 13: Kosmu


O ano está acabando. Contando com esse, eu só tenho 6 personagens. Como o tempo passa rápido, nossa! Mas, isso não quer dizer que eu não vou terminar o projeto, afinal, de tanto fazer os "carinhas em 3D" posso dizer que a agilidade aumentou (mas o tempo livre não, rs).

Li, que alguns caras que trabalham com isso "full time", reaproveitam partes de malhas que já foram modeladas, por exemplo, você pode pegar mãos, pés, pernas e braços de outros modelos e utilizar no novo. Eu ainda não fiz isso, mas é uma possibilidade.

Vamos falar de Kosmu?

Esse nome foi a última coisa que pensei. Geralmente faço isso, deixo para batizar o filho depois que ele nasceu, manja? Kosmu remete a cosmo ou cosmos, que é um termo utilizado para definir universo como um todo. Além disso, Também me trás a lembrança de "Cosme e Damião", santos da igreja católica sincretizados na umbanda.


A modelagem do corpo foi tranquila, até porque ele não mostra os dedos. Logo, não existe necessidade de modelá-los. Com isso, ganha-se um tempo razoável tanto na construção da mão quanto no Rig. Normalmente, eu crio Rigs dos dedos utilizando Helpers, Attribute Holder, controladores Sliders e é muito trabalhoso fazer isso. Na verdade é um saco. Mas, foi como aprendi. Porém, deu na louca de tentar outra forma. Então, em um processo simples de Shapes e Orientation Constrains consegui fazer rapidamente cada articulação da mão ir exatamente para onde eu queria.


Vale dizer que isso agilizará muito meu processo de modelagem como um todo. Afinal, esse é o objetivo desse "Projeto 13". Exercitar a modelagem de personagens. Para criar as expressões, eu utilizo o modificador Morpher. É necessário criar várias cabeças e definir as expressões que gostaria que seu personagem tivesse, como medo, dor, alegria, tristeza, olho direito fechado, olho esquerdo fechado, olho direito arregalado, olho esquerdo arregalado, língua para fora, etc. Nos outros personagens eu não trabalhava a língua corretamente, pois não sabia como fazer, rs. Nesse, segui o instinto desbravador e ela está se comportando bem, entra e sai da boca numa boa. Assustado foi a expressão que mais gostei, por isso ela se repete em quase todos os renders.


Porém, no nariz eu pequei. Ele não ficou como eu gostaria, mas nos outros prometo melhorar. Uma coisa que também estou procurando melhorar, são os loops dos olhos e da boca. Nos personagens "China Kid" e "Trucker", não sabia como fazer pálpebras e lábios, mas estou começando a entender como se modela isso.

Para finalizar, o esboço dele. No final, acabei abortando os foguetinhos e os planadores. Quem sabe no futuro rola um upgrade né?


Confira alguns renders em "still".




Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

UAU, ficou muito bom! Parabéns
ps: Como vc modelou o cabelo ?

Tutoriais 3D Max disse...

Valeu anônimo...

No cabelo eu usei displacement.