Projeto 13: Rezadô

Personagem 7 de 13


Rezadô é um nome "acaipirado/nordestinizado" para homenagear de forma singela o povo do sertão. Só que essa visão só me ocorreu quando o render final já estava pronto.


A princípio, o personagem estava na minha cabeça como algum profeta das bandas do oriente médio. Pode ser um ou outro, os dois e até mesmo nenhum. O que importa é que terminei, rs.


Nesse carinha ai, quis dar uma aprofundada em uma coisa que, por falta de tempo e/ou preguiça, sempre empurro com a barriga: "Mapeamento Orgânico". É, quem já se arriscou nesses caminhos, sabe que não é moleza abrir a tal da malha, pintar no Photoshop, envelopar e deixar no mínimo aceitável (não que o meu esteja, haha).


Mas, voltemos ao início.

A Modelagem

Comecei com um box (box modeling), poucos polígonos, arestas e vértices. Fui modelando, modelando e no fim das contas, me agradou bastante. Os outros personagens que fiz até então, saíram com um rosto meio cartoon. Esse está puxando mais para o "real" (entenda isso com muitas aspas, blz?).


Bigodes e sombracelhas já ficaram melhores que os anteriores. Não sei explicar direito o motivo... haha, mas reconheço que comparando com as outras empreitadas essa tá um "cadinho" melhor.


Continuando com o principio inexplicável, os cabelos e barba também foram modelados de forma rápida e "convincente" (se comparado com tudo que já foi feito no passado).


Separadamente, modelei a indumentária.


Fiz as mãos com um box. Elas não estão como eu gostaria, mas ok.


As pernas me agradaram mais que as mãos. Ficaram mais refinadas, mesmo com low poly dá pro gasto.


Aqui uma prévia de como tudo está ficando.


Uma cordinha como cinta pra tirar uma onda.


A textura devidamente pintada no Photoshop e aplicada ao modelo. Nessa etapa, a abertura de malha fez toda diferença, porque consegui posicionar as mechas da forma que havia planejado.


Aqui, o rosto com o mapeamento aplicado. O mapa também foi pintado no Photoshop à partir de um pedaço de pele humana. Foi legal explorar as áreas que ficam mais avermelhadas no modelo. Acredito que está diferente dos outros, fica com uma cara mais agradável, sem dúvida.


Mapa no cabelo, na pele e na vestimenta.


Um zoom no rosto.


O Mapa aberto e pintado. Parece estranho, mas quando envelopado no modelo faz todo sentido.


"Coordenadas" geradas à partir da abertura de malha com o modificador "Unwrap UVW".




Esboço feito no caderninho de desenho.


That's All Folks! =)
Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

2 comentários:

Jéssica disse...

Impressionante! Gostei bastante, principalmente pelo fato de você ter detalhado mais o processo de criação, modelagem e texturização.
Vlw, boa sorte nos próximos , Ahh você poderia fazer um mostro, né ..

Tutoriais 3D Max disse...

Oi Jéssica, tudo bem?

Valeu por comentar =)

Gosto de compartilhar esse processo. Quem sabe pode ajudar alguém que está começando a desenvolver personagens né?

Ah, vc realmente leu meus pensamentos...rsrs.

Ontem, acabei de modelar mais um personagem do Projeto 13 e é um monstro =)

Logo mais postarei, não esquece de comentar hein?

Abs.