Projeto 13: Menino Urso

Personagem 12 de 13.

Fiz ele em um dia, sério! O esboço eu já tinha. Na real, esse personagem era 2D. Criei o menino urso tem uns anos. Utilizei Illustrator para vetorizar e pintar. Me bateu a idéia de modelar ele em 3D, então, o garoto entrou para o projeto.


Eu tive várias dificuldades para fazer o pelo. Estava criando ele com "Displacement", mas, pelas configurações que utilizei, travou meu 3D Max, umas 20 vezes, juro. Mas não é tão ruim quanto parece, pois ele é todo educado quando dá pau. Exibe uma mensagem do tipo "Sentimos muito, mas o seu programa travou", hahaha.


Com mais tempo, gostaria de ter feito o mel escorrendo pelas mãos e pelos cantos da boca. Mas o time realmente está muito curto. Então, quem sabe mais pra frente ele não ganha um update né?


Como o "Displacement" me deixou na mão, a alternativa foi usar o "Bump". Não fica com o mesmo resultado, mas já quebra o galho. Eu nunca tinha feito nada parecido (abrir e pintar a malha, depois configurar os pêlos), então foi um desafio.


Sempre começo pela cabeça, acho a parte mais complicada. Depois dela, o resto é relativamente fácil. Fiz ela com o bom e velho modificador Symmetry, pra facilitar ainda mais as coisas.


Depois fiz as sombracelhas, importei os olhos com a opção Merge, pois eu já havia modelado eles em outros personagens. Criei um Shader para e pele e renderizei.


Destaquei a geometria da própria cabeça e iniciei a modelagem da roupa de urso. No começo ficou esquisitaço, tipo um topete, rs. Mas eu não desanimei, fui em frente, determinado a fazer isso virar uma cabeça de urso.


Puxando um vértice aqui, um polígono ali, a coisa começou a tomar forma. À partir disso, extrudei a malha para baixo e iniciei a modelagem do corpo. Tudo feito com a mesma geometria.


Logo eu tinha os braços, o tronco, as pernas e os pés. Gostei do resultado e parti para a próxima etapa. Abri a malha, fiz os cortes necessário, depois utilizei o comando Pelt e fui separando cada parte. Na sequência, renderizei o UVW, abri no Photoshop e iniciei a pintura.


Com a textura devidamente pintada, configurei o material de "pêlo", criei um still branco para renderizar melhor e testei.


Como a amostra do render anterior foi agradável, fiz a oclusão com bastante suavização. Depois mesclei as duas camadas. Para a composição final, busquei uma imagem de floresta, peguei algumas folhas de outono e montei a cena no Photoshop. 



Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

2 comentários:

Patricia Cruz disse...

Muito legal!

Sabe que achei engraçado que esse menino lembrou meu filho.

Ele tem um chapeuzinho de urso exatamente igual ao chapeu que voce fez,rsrsr.

Tutoriais 3D Max disse...

Que legal =) Manda a foto pra gente depois? Fiquei curioso, hehe.