Projeto 13: Saltador Letal


Nada de nomes americanizados, nada de nomes regionalizados. Poderia se chamar "Jumper alguma coisa", mas porque não Saltador Letal?


Os golfinhos tem essa característica. "Saltar" girando. Agora, imagine um saltador treinado nas artes dos samurais. Pensou? Pois então, este é o guerreiro dos mares.


Este é o primeiro render. Aqui, eu já tinha mais ou menos a forma do personagem. Foi a primeira vez que modelei algo do tipo, então a empolgação estava grande.


Gosto de "tirar" vários renders, de vários ângulos diferentes. Guardo todos eles para conferir as etapas da modelagem.


Observar estes detalhes, melhora até seus desenhos feitos a mão, já que o processo inverso também pode ser praticado. Geralmente, fazemos esboços para ter uma base de modelagem. Mas, eu descobri que é muito legal você olhar seu modelo 3D e tentar reproduzir ele no papel. Faça um teste quando tiver um tempinho livre. Vai valer a pena.


Aqui o mascote já estava praticamente finalizado. Digo, a geometria do corpo. Depois, foi só aplicar um Turbo Smooth com interação 3 e tudo ficou bem suave.


Como já mencionei em outras ocasiões, é possível "destacar" uma seleção do próprio corpo e com isso fazer a roupa. Geralmente, na minha opinião, é um método bastante eficaz. Com pouco trabalho, já tinha o Dogui (Kimono) quase pronto.


Aqui é possível ver a suavização que mencionei anteriormente. A vestimenta teve que receber um corte para poder ser transpassada. Feito isso, parti para a modelagem dos olhos. Na verdade, não os criei agora. Peguei "emprestado" de outros personagens que já havia feito, rs.


A parte mais difícil foi fazer as faixas. Nossa, pensa na dor de cabeça que foi cruzá-las e dar os nós, de forma que ficassem convincentes. Pois é, confesso que perdi um bom tempo. Mas, consegui resolver. Fiz então uma composição prévia com todos os elementos modelados até o momento.


Crie os materiais, fiz um render still, uma espadinha, uma texturinha para a roupa, apliquei oclusão e "pau no gato".


A oclusão é renderizada separadamente. Depois, você precisa abrir o render normal e o AO no Photoshop e mesclar essas duas imagens. Com isso, é possível ganhar um certo "ar realista" nas suas cenas. Faça isso sempre e terá um "up" no resultado final.


Aqui, todo "manolo" desmembrado. Descobri uma coisa bem legal e logo vou postar na seção dicas. Sim, é possível renderizar os bones. Não precisa mais dar print screen na tela do 3D S Max, rs.

É isso ai pessoal. Agora, deixa eu correr, pois o ano já etá terminando e eu preciso modelar mais dois personagens. Abraços!




Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

2 comentários:

Jéssica disse...

Esse foi um dos personagens que mais gostei até agora!! Esse efeito que vc aplicou "oclusão" deixou o render bem real, e as faixas na roupa deram um certo movimento ao personagem.
Parabéns =)

Tutoriais 3D Max disse...

Valeu jéssica, muito obrigado =)