Falae galera do Tutoriais 3DMax, tudo belezinha?
Após vários meses de negociações acirradas (e de muita falta
de tempo por minha parte) chegamos a um grande acordo e resolvemos lançar uma
coluna para incrementar o currículo e portfolio de vocês que curtem o Tutoriais
3D Max.
Com vocês a ainda não titulada (aceitamos sugestões) Coluna de
Tutoriais da UDK !!!! ÊÊÊÊêêêêê!!!! \o/
Pra quem não conhece, a UDK (Unreal Development Kit) é a
engine da Unreal desenvolvida e distribuída pela Epic Games, empresa
responsável por 2 de cada 10 grandes jogos que vocês conhecem. Ela é
responsável por nada mais nada menos do que Unreal Tournament, Gears of Wars,
Infinity Blade entre outros.
E a UDK está presente em muitos, mas muitos jogos mesmo.
Pela facilidade e qualidade, ela se tornou uma grande ferramenta para artistas
no mundo todo.
O mais legal da UDK é que você não precisa saber
praticamente nada de programação para fazer um jogo, pois ela conta com um
sistema de programação de fluxograma (parecido com o Slate Material Editor do
3D Max) que torna a parte da programação bem fácil e agradável.
Bom, mas chega de conversa e vamos para o que interessa. Maico,
onde eu compro a UDK??? Calma... Não precisa comprar!!! A UDK é gratuita para
uso não-comercial, ou seja.. Fica tranquilo, baixa lá e aproveita!!!
O site da UDK é simples... www.udk.com
e lá você acha do lado direito do site, um link para downloads da UDK.
Assim que clicarmos no link,
somos direcionados para página de downloads onde temos as versões liberadas da
UDK. A versão atual (até 17/01/2013) é a de Novembro/2012. Eu aconselho a vocês
baixarem a versão de Maio/2012 que é a versão que estou usando atualmente que é
a mais estável do que as atuais e é a mesma que eu usarei quando enviar
arquivos para os tutoriais.
Lembrando que com cada versão
nova que sai a incompatibilidade cresce eheheheh Ou seja, alguma coisa criada
na versão de Maio/2012 não funciona na de Novembro/2012. Então vamos nos manter
na versão de Maio/2012 que nada de muito útil foi implementado nas outras
posteriores.
Ao clicar no link, o download é
iniciado. O arquivo é bem grandinho, mas o link geralmente tem velocidade de
download alto, então pode ser que não demore muito para baixar o arquivo.
A instalação é muito simples e
você são inteligentes e não vão ter problemas... Mas se tiverem não deixem de
me contatar para ajudar vocês.
Assim que acabar a instalação
vamos nos deparar com a seguinte estrutura de arquivos (e isso é importante de
sabermos para o futuro):
Dentro do diretório que
escolhemos para a instalação (o padrão é o C:/) teremos uma pasta chamada UDK e
dentro dela uma pasta com a versão da UDK instalada (no nosso caso UDK-2012-05)
Assim podemos ter mais de um sistema da UDK instalado no nosso PC, inclusive de versões publicações diferentes. Dentro dessa pasta temos mais quatro pastas “principais.”
Autor: Maico Girardi
Assim podemos ter mais de um sistema da UDK instalado no nosso PC, inclusive de versões publicações diferentes. Dentro dessa pasta temos mais quatro pastas “principais.”
A pasta Binaries contém
os executáveis do jogo e alguns outros programas da UDK. Em raros
casos mexeremos no conteúdo desta pasta.
Na pasta Development é onde ficam todos os
arquivos que contém código-fonte, ou seja, as classes que são criadas
especificamente para determinado tipo ou evento no jogo. É a pasta mais
importante (exigem conhecimento de programação) para mudar vários aspectos do
jogo como câmeras, armas, personagens, etc. Essa pasta será vista em detalhes
em outros tutoriais, portanto não se preocupe com ela ainda. J
A pasta Engine (como o próprio nome diz) é
onde contém os arquivos da engine da UDK. Muitos poucos arquivos são alterados
aqui, pois a maioria são arquivos de configuração da engine ou de elementos
muito específicos.
E por último, mas não menos importante, a pasta UDKgame,
é a pasta mais usada, pois é aqui que fica todo o conteúdo dos jogos, como os
mapas que criamos e os pacotes (Heim???) do nosso jogo.
Maicoooo!!! O que são pacotes??? É o seguinte... Cada
arquivo que importamos no nosso jogo, seja um objeto 3D, textura, animação ou
qualquer outra coisa, é compactada e salva em pacotes (com extensão .upk) e são
salvos dentro da pasta UDKGame/Content. Assim na hora de execução, o jogo
descompacta esses pacotes e coloca cada coisa no seu devido lugar. Mas isso é
assunto para uma outra “aula”.
Agora que baixamos e instalamos tudo, a grande sacada fica
em usar a UDK.
Primeiramente ensinarei a parte divertida que vem junto com
a UDK que é o jogo “base” por assim dizer que vem por padrão na UDK, que é uma
maneira de podermos ter conhecimento de como funciona a UDK, pois depois
podemos através do editor da UDK ter acesso a como esse jogo é feito.
Para abrirmos o jogo basta navegarmos pelo Windows Explorer
até “C:\UDK\UDK-2012-05\Binaries\Win32” e executarmos o arquivo UDK.exe e assim entramos no jogo
multiplayer com vários bots (personagens manipulados pelo computador) e
brincarmos até a próxima aula onde abriremos por definitivo a UDK e começaremos
a explorar o magnífico mundo da produção de jogos.
Por hoje é só pe-pessoal, até a próxima aula.
Abraços
Autor: Maico Girardi

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6 comentários:
Já estou animada para começar assistir as aulas desse programa. Sempre tive vontade de fazer um curso sobre o UDK, infelizmente é muito caro e ainda não tive oportunidade de realizar meu sonho hehehehe....
Vou estar providenciando o download do programa em meu computador.
Uma dúvida, ele é compatível para 64 bits?
Já conhecia esse programa a algum tempo,sou apaixonada por jogos.
Me interessei e baixei o programa porém no meu Pc nem abriu.
Vi o os requisitos precisa no minimo de 4gb de memoria,o meu só tem 2gb,uma placa muito boa,com a minha sem chance.
Preciso melhorar minha máquina urgente,porque quero aprender tbm.
Alguma dica de placa de video?
Qual a melhor?
Oi "Anônimo"
É compatível com 32 e 64 bits. Pode baixar =)
Abs.
Oi Patricia,
Eu tenho uma GForce 9500GT de 1GB.
Me atende bem. Eu recomendo ela.
Abs.
Ei achei legal, não sei se vou ter tempo para estudar os tutoriais, mais me interessou muito, minha maquina é um dual core, com 4gb de ram, geforce tx430, e windows 8 da pra rodar o programa??
Roda sim!
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