Você sabe o que é Motion Capture?


Motion Capture, em tradução literal é "Captura de Movimento". Mas não se trata só da captura digital, é preciso transferir tais movimentos para um "personagem". Essa tecnologia já foi utilizada para finalidades variadas, entre elas podemos citar a medicina, cinema, treinamento de guerra, televisão, vídeo game, etc.


O Senhor dos Anéis e o Hobbit, utilizaram Motion Capture em vários momentos. O mais memorável foi para dar vida ao Gollum.


Mas não pense que é tão simples assim fazer esse trabalho, é preciso utilizar um equipamento específico que atrela vários pontos digitais a um ser humano (geralmente um ator), tanto no corpo quanto na face para obter movimentos precisos.

O sistema pode ser ótico (com refletores) ou magnético (com transmissores). Em ambos os casos utilizam-se os pontos em posições chaves, que permitem mais precisão no movimento.

Entre os sistemas mais conhecidos para esse tipo de trabalho, podemos citar o Animatton, Digital Monkey, Power Glove, Optotrak, Capture System, Multitrax Motion, entre outros.


Se você joga FIFA, já deve ter se perguntado como os jogadores são tão reais. Então, agora você já sabe que a captura de movimento foi uma aliada importante na produção do game.


Filmes como X-men, Iron Man, Silent Hill, Thor e Harry Potter utilizaram a tecnologia para aumentar a produtividade e agilidade na criação de vários personagens.

Referência
Impa 

Autor: Marcus Ferreira
Portfolio: http://be.net/marcusferreira
Twitter: https://twitter.com/eu_m_ferreira
Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: