Bastidores do Blog #5

Essa idéia de fazer vídeo aulas, ou melhor tutoriais em texto é bem velha. Se eu me lembro bem, essa vontade de ajudar a galera nasceu em 2004 quando eu era Flasheiro (maníaco por Macromedia Flash) e fazia absolutamente tudo animado. Na real, eu era tão fanboy, mas tão fanboy que recortava, tratava cor, vetorizava, fazia até impresso no meninão. Fiquei chateado (muuuuuuito nerd isso, haha) quando a Adobe comprou a Macromedia, quem lembra? Na real, eu era meio idealistazinho de M@#$%*, coisas que só a tenra idade podem te oferecer, afinal, eu tenho uma história de amor "S2" com o programa, mas isso fica para outro post.

Eu conheci ele entre 1999 e 2001. Um amigo do curso de Computação Gráfica, onde você aprendia Power Point, Corel e Page Maker (WTF?????), me emprestou um CD e disse, Marcão esse é o futuro, você já ouviu falar no Flash? Eu nunca tinha entrado na internet nessa época então, joguei a real e pedi pra ele me explicar o que era aquilo. Ele continuo dizendo que era uma parada muito legal onde você podia fazer animações para web, vídeo, cd interativo e um monte de outras coisas.


Ele me emprestou e até hoje não o vi para devolver, hahaha. Embora eu acredite que ele não usaria mais essa versão hoje. Porém, eu tenho ela, guardadinha em algum lugar que não lembro onde.

Depois, pesquise a respeito, achei alguns tutoriais gringos e comecei a meter as caras por conta própria. Abria cada ferramenta e ia vendo o que ela fazia. Até hoje o "Motion" me acompanha, pois sempre pinta um freela (free lancer) onde acabo fazendo algo em Flash. Até quando comecei a aprender After Effects não me senti tão perdido. A interface tem lá suas semelhanças.

Bom, porque eu tô escrevendo isso? Quero compartilhar com vocês um backup antigo que encontrei aqui, nos "Bastidores do Blog", em uma caixa de CD's empoeirada. Fiz alguns tutoriais um tempinho atrás para ajudar alguns amigos que queriam aprender Flash. Não sei se serão de alguma utilidade para vocês, mas quero "tirar da caixa". Produzi 5 tutoriais, coisa bem básica mesmo. O primeiro vocês podem usufruir baixando no link a seguir.

São 3 arquivos:

.Doc (com o passo a passo);
.Fla (arquivo editável, versão 2004 se não me engano);
.Swf (arquivo "compilado", pronto para ser publicado na web).

Clique aqui e baixe o zip

Depois digam o que acharam, ok?

Abs.


Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: