Você sabe o que é Storyboard e Animatic?

Todo comercial, curta, longa metragem ou série precisa ter um roteiro, que trocando em miúdos, é a história que será contada. Ninguém pega o equipamento e sai filmando da forma que lhe dá na telha. Antes disso é necessário ter uma noção de ângulo, plano, enquadramento, etc. E é ai que entram o Storyboard e o Animatic.

Storyboard

Recurso que se assemelha muito a uma história em quadrinhos e tem a função de mostrar o que acontecerá em cada take (cena). Pode ser feito de forma bem elaborada, caso você disponha ou seja um artista talentoso. Caso contrário, é possível ilustrar essas quadrinhos até com bonecos palitos por exemplo. Pode ser colorido, preto e branco, ter um tamanho grande, pequeno, não importa. O que vale aqui é passar a mensagem. Com esse planejamento o diretor (de animação ou live action) pode se balizar para realizar seu trabalho. Confira abaixo o Storyboard do filme Meu Malvado Favorito.



Animatic

De forma simplificada, podemos dizer que é o Storyboard animado. Nele é possível inserir áudio (vozes, música, efeitos sonoros), calcular o tempo em que cada ação vai acontecer, entre outras coisas. Com isso os erros são minimizados e ganha-se muito tempo economizando refação de cenas. Não existe um programa específico para confeccioná-lo, portanto, se você manda bem no Flash, Affter, Movie Maker, Softwares 3D em geral, poderá desenvolver seu Animatic. Abaixo, você confere um Animatic do Filme Iron Man.



Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: