As 10 Dicas de ouro para um estudo organizado


1- Anote
Não importa o quanto sua memória seja boa. Cedo ou tarde você vai esquecer e isso é fato! Anote num .txt, numa folha de rascunho, em um caderno... Não importa! Você precisa ter algo junto de si para poder lembrar quando necessário

2- Treine
Não adianta assistir uma vídeo aula, ler um artigo ou tutorial e acreditar que realmente aprendeu. Muitas coisas você só ira fixar quando praticar 1, 2, 3... 10 vezes ou mais.

3- Faça errado e aprenda
Não fique com medo de entortar, danificar, estragar seus modelos. Erre, pois como diz o bom e velho ditado: É errando que se aprende". Isso é muito verdade. Errar não é nenhuma coisa feia. Erre, pratique e aprenda a não cometer mais ou mesmos erros.

4- Faça cópias e backups
Não confie 100% em cloud computing, pen drive, cds, dvds, hds... Tenha cópias periódicas de seus arquivos, pois você nunca sabe quando poderá perder suas coisas. Além disso, salve versões diferentes de seus arquivos ou seja, nunca trabalhe só no arquivo "mascote.max". Desenvolva um pouco ele, no dia seguinte, abra-o, vá em "salvar como" e dê o nome de "marcote_2.max", dessa forma, vc terá 2 arquivos, ai você vai trabalhando na versão 2 e se por acaso não gostar de como o projeto ficou, poderá recorrer a versão inicial. faça muitas versões, v2, v3... v10.

5- Pergunte para quem sabe mais
sempre é bom ter um amigo, colega, conhecido que entenda um pouco mais do assunto que vc. tire dúvidas com ele, pergunte coisas que não saiba, não seja orgulhoso, afinal, todos nós estamos aprendendo o tempo todo.

6- Separe a boa crítica da má critica
Uma coisa é alguém lhe dizer: "olha, seu trabalho não está muito bom, melhore isto ou aquilo" e outra coisa é a pessoa dizer: "isso tá um lixo, se mata seu maldito!" Eu sei que as vezes pode até chatear, mas é necessário aceitar críticas, porém aqueles que vão contribuir no seu aprendizado, as outras deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro.

7- Consuma informações sobre seu objeto de estudo
Não fique preso apenas ao que está acompanhando. Compre livros a respeito, leia blogs sobre o assunto, assista filmes, analise não como espectador, mas como crítico. Observe objetos, veja seus formatos... Pense fora da caixa, tenha em mente daqui pra frente que tudo que for fazer pode lançar um olhar do ponto de vista do que está aprendendo. Analise, luz, sombra, fotografia, roteiro, enredo, narrativa, impacto social, contexto e tudo aquilo que achar interessante.

8 - Mostre seu trabalho
Tenha um blog, um site, um álbum no facebook... Mostre seu trabalho, poste sua evolução, deixe as pessoas saberem o que vc faz nas suas horas vagas. Quem sabe não pinta um amigo de um amigo que pode precisar dos seus serviços? Ou quem sabe surja uma oportunidade de parceria? Dê a cara a tapa!

9 - Tenho ídolos
Tenha pelo menos 3 pessoas que você admire como artista. Saiba seus nomes, suas trajetórias profissionais e pessoais e se inspire neles. Isso ajuda a ter um referencial criativo e também pode ser muito motivador. Esses artistas não precisam ser necessariamente da sua área de estudo. Se você estuda modelagem 3d, pode se inspirar em um pintor, ilustrador, animador, caricaturista...

10- Aprenda como se fosse ensinar
Quando aprendemos pra nós mesmos, temos um índice de esquecimento grande. Mas, quando aprendemos tendo em mente "vou ensinar isso para alguém", anotamos, gravamos áudio, vídeo, fazemos organogramas, diagramas e tudo mais que um instrutor sempre acaba fazendo. Não quero dizer que todos precisamos ensinar alguém, mas que podemos fazer tudo isso para ensinar a nós mesmos. Sempre que precisarmos, teremos um grande material (escrito, gravado, rabiscado, organizado) para recorrer. Uma mente que pensa do outro lado da história pode despertar coisas enriquecedoras.



Compartilhe no G+

Sobre Tutoriais 3D Max

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: