Documentário: Anima Mundi 20 anos



Assisti um tempo atrás esse documentário de mais ou menos 10 minutos sobre os 20 anos do Anima Mundi. Nele, é falado que animação é mais que mover as coisas, ela serve para exteriorizar idéias, dizer o que acha sobre as coisas de forma divertida, disfarçada e poética. É uma ótima forma de se contar histórias através de metáforas.


Norman MacLaren conta um pouco sobre como é a liberdade de fazer filmes no Canadá, da uma pincelada na Bolsa Capes e como que as pessoas podem fazer para estudar naquele país. Em 1985, o Brasil e o Canadá fizeram uma parceria para desenvolver no Rio de Janeiro um centro de cinema de animação. Inicialmente, o núcleo foi aberto para 10 artistas de todo o brasil. Eles produziam, experimentavam, faziam... Isso foi o embrião do Anima Mundi.


Depois de muito tempo o fim do projeto chegou e o Canadá não renovou a parceria e o Brasil também deixou de lado. Na época, o presidente era Fernando Collor de Mello que ferrou com a economia do país. O cinema brasileiro nessa época passou por maus momentos, incluindo o de animação que ninguém sabia direito o que era.


Mas, com toda essa turbulência, conseguiram uma ótima parceria com o então recém inaugurado CCBB/RJ (Centro Cultural Banco do Brasil) + CalArts e assim aconteceu o primeiro Anima Mundi, bem pequeno e diferente do que é hoje em dia. Em síntese, era uma exibição dos alunos da CalArts.


Inicialmente existia uma praça de animação, onde se projetava filmes a céu aberto. Porém com o grande crescimento, fez-se necessário a criação de uma sala de exibição totalmente vedada e com som de alta qualidade.

Anos mais tarde nasceu o estúdio aberto, uma espécie de escola onde o público em geral conseguia entender como se faz uma animação. O Anima Mundi é um festival de animação feito par ao público e não só para animadores e produtores. Por isso faz tanto sucesso.


Por: Marcus Ferreira
Portfolio: http://be.net/marcusferreira
Twitter: https://twitter.com/eu_m_ferreira  
Flickr: http://www.flickr.com/eumarcusferreira

Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: