 |
(Imagem via: http://pixologic.com/zbrush/gallery/) |
Este é um poderoso (talvez o mais popular da categoria) software de escultura tridimensional. Ele é muito usado no cinema e na indústria de jogos. Os artistas que utilizam essa ferramenta afirmam que ela possui uma facilidade ímpar se comparada a um software de modelagem poligonal.
Tá, mas qual é a diferença entre um 3D S Max e um Zbrush?No 3D S Max, Maya, Modo, Blender, etc, modela-se objetos à partir de uma primitiva padrão. Pega-se normalmente um box e em seguida transforma-o em editável. Depois, sai puxando vértice daqui, polígono dali, subdividindo a malha e dando a forma.
 |
(imagem via: http://www.3dm3.com/tutorials/cinema4d/silent_man/) |
No Zbrush, tudo funciona mais parecido com um punhado de argila ou massa de modelagem. Você pega uma esfera e vai afundando, puxando entortando, sem se preocupar muito com a quantidade de polígons ou vértices, simplesmente trabalha de forma mais artística do que matemática.
 |
(imagem via: http://www.3dm3.com/tutorials/cinema4d/silent_man/) |
Essas duas formas de trabalho não se anulam. Muitas pessoas utilizam softwares de modelagem poligonal e escultura em conjunto. Inicia-se uma modelagem básica no 3D S Max por exemplo, depois exporta-se o modelo para o Zbrush, detalha-se as rugas, os tecidos, os cabelos e todas imperfeições. Depois, abre-se novamente o modelo no Max, aplica-se as texturas e faz-se a renderização. Claro que isso não é uma regra, mas apenas uma pequena explicação sobre esta maravilhosa ferramenta.
Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
0 comentários:
Postar um comentário