Palestra Uma História de Amor e Fúria - Animamundi


No Youtube tem muita coisa que não presta, mas também tem muitas coisas legais. O canal do Animamundi tem algumas palestras que vira e mexe eu coloco aqui no blog. Hoje, quero compartilhar a palestra do premiadíssimo longa metragem "Lutas" ou Uma História de Amor e Fúria. É possível assistir um trecho de mais de 8 minutos mostrando muita coisa legal da animação. O bate papo conta com a participação de Luiz Bolognesi (Buriti Filmes) e Camila Pitanga (atriz/protagonista).


A produção levou 8 anos para ficar pronta e contou com uma média de 40 profissionais. Pitanga, e Selton Melo que emprestaram suas vozes para o casal principal do filme, gravavam para seus personagens nos intervalos que tinham no seu trabalho principal na rede Globo.

As etapas de produção seguiram a seguinte ordem:


- Storyboard: vários núcleos trabalhando ao mesmo tempo ;

- Animatic: voz + storyboard + ruídos importantes. Cada chefe de núcleo conferia se os planos, o enquadramento e o timming está funcionando bem;

- A equipe de arte vai procurando o conceito, fazendo inúmeras pesquisas de cores e possíveis cenários, e assim nasce o concept art. Com técnicas mistas, desenhos livres feitos a mão e também de forma digital;

- Inicia-se a construção de casas e props (mesinhas, bancos e objetos decorativos);

- Character Design: a equipe que cria os personagens trabalha ao mesmo tempo dando especial atenção aos cabelos, olhos, roupas, etc;

- Layout: Junta-se os elementos mencionados anteriormente (personagens, cenários, etc) e confere-se as perspectivas, escalas e proporções humanas;

- O artista André Forni, supervisor de 3D melada os objetos e salva sem aplicação de cor ou textura, para que os artistas 2D possam pintá-los;

- Animação: animadores definem os quadros chaves dos personagens e os intervaladores tem o trabalho de animar todos os outros frames;

- Inicia-se o acting, que é a atuação dos personagens baseada nas orientações do diretor e também no roteiro;

- Pintura digital: a equipe de coloristas entra em ação, trabalha com a paleta de cores estabelecida pelo diretor de arte;

- Composição: basicamente coloca os personagens no cenário, define áreas de luz e sombra;
- Montagem: define qual plano será utilizado, escolhe a melhor tomada e daqui pra frente não da mais para voltar;

- Edição de som: Sonorização (já com as vozes de referência), som ambiente, efeitos, ruídos;

- Trilha sonora: músicas;

Para manter uma unidade estética entre todas essas etapas, o diretor geral do filme acompanha de perto todos estes núcleos.
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Sobre Marcus Ferreira

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