Bastidores do Blog: Teste de Animação #001


Gostaria de compartilhar com vocês alguns testes de animação feitos por mim. Algum tempo atrás, comecei de forma autodidata a estudar rigging e animação. Como alguns sabem, fiz 13 personagens riggados para exercitar isso, pois achava extremamente complexo. Depois de tantos testes, cheguei num resultado que era o máximo que eu conseguia naquele momento.


Então, dei um tempo no rig e comecei o estudo de animação. Por mais que se entenda como fazer um rig razoável, por mais que consiga fazer seu personagem caminhar, por mais que consiga criar algumas expressões, isso não deve ser considerado animação nem de longe. Animação, antecede computação, não é algo técnico e sim uma arte. Porém, mesmo sendo artístico, segue um conjunto de especificações que precisam sempre ser respeitadas.


O mais importante a se saber, é nunca esquecer que mesmo animadores profissionais se consideram eternos alunos. Os princípios da animação, quando bem entendidos, podem ser aplicados em Animação 2D tradicional, Cut Out, Stop Motion, 3D, Light Painting, etc. Portanto, conceitos são mais importantes que ferramentas. Sem mais falação, Essa é a refação de uma das primeiras animações com um "biped" que eu fiz. O modelo é simples, mas segue o que é utilizado em alguas escolas aqui e lá fora.


Robot Jump - Test Animation from Marcus Ferreira on Vimeo.
.

O exercício é relativamente fácil. O "Robô" dá um pulo (jump) e volta para o solo. Mas o que está envolvido nisso?

- Aceleração e desaceleração;
- Amassamento e esticamento;
- Mecânica corporal;
- Antecipação;
- Exagero;

 Talvez tenha mais coisas, mas é o que consigo identificar. Se quiser dar sua opinião ou apontar melhorias, pode ficar a vontade.
Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: