Bastidores do Blog: Teste de Animação #009

Existem duas formas de se animar. Podemos usar Pose to pose (pose a pose) ou Straight Ahead (siga em frente). No primeiro modo, fazemos um planejamento de cena, definindo as posições primárias, depois as secundarias, depois as terciárias, e assim por diante. Dessa forma sabemos como tudo vai acontecer.

Já no segundo método, saímos animando sem o tal planejamento pose a pose. Isso não quer dizer que não sabemos o que vai acontecer na cena, mas temos maior liberdade de animar e não se preocupar se no frame 126 o personagem vai estar com o pé direito no chão. Com mais liberdade a animação fica mais solta.

Existe ainda uma mescla dessas duas técnicas e com o tempo, acabamos achando o nosso jeito de próprio de fazer as coisas.

No exercício abaixo eu animei o robozinho com pose to pose. primeiro deixei tudo bem duro.


Pose to pose: Blocking 1 from Marcus Ferreira on Vimeo.

Na segunda animação, trabalhei um pouco os movimentos secundários. Desse jeito já começa a convencer.


Pose to pose: Blocking 2 from Marcus Ferreira on Vimeo.

No final, depois de ter me atentado aos detalhes que queria modificar, trabalhei nos quadros que ficaram faltando e obtive esse resultado.


Pose to Pose: Polish from Marcus Ferreira on Vimeo.

Algumas coisas ainda me incomodam, como eu disse, precisamos ser sempre alunos (iniciantes ou avançados) e deixar a mente aberta para o novo. Mais para frente, vou fazer outros ajustes. Por hora é isso.

Os conceitos de animação aqui são:

- Aceleração;
- Desaceleração;
- Encenação;
- Achatamento;
- Esticamento;
- Aceleração;
- Desaceleração;
- Pose a Pose;
- Sobreposição;
- Arcos;

E talvez mais alguma coisa que agora não consigo lembrar.














Obrigado por assistir =)

Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: