Os 10 perigos de ser UM AVANÇADO


Um dia, um leitor aqui do blog me perguntou: "porque você não classifica os tutoriais em básico, intermediário e avançado"? Na ocasião, eu fiquei refletindo sobre isso e cheguei a conclusão "O que é ser avançado"?

Eu acabei classificando com estrelinhas, acho que também poderiam ser números, enfim, entendi que funciona como uma espécie de filtro.

Mas, uma vez eu vi o trabalho de uma pessoa que se auto intitulava "AVANÇADO", mas os trabalhos dele(a) eram bem primários. Entretanto, ele(a) havia seguido vários blogs e feitos centenas de tutoriais que diziam "AVANÇADO". No fim das contas, como fica a cabeça dessa pessoa? Como ele(a) se vê e se apresenta para as outras pessoas?

A resposta é difícil de ser dita, talvez envolva muitas outras coisas que não cabem nessa postagem. No final, o mais importante é ter em mente algumas coisas das quais vou listar abaixo. Não que isso seja canônico e verdadeiramente absoluto, mas vale a pena refletir sobre.

São palavras diretas e talvez um pouco duras, mas ajudam repensar como nos posicionamos sobre nossos estudos.

1- Você terá que estudar sempre, se não nunca será avançado
Não importa o quanto seja evoluído, você precisa estar em constante aprendizado, pois a área de computação gráfica é mutável. Todo dia tem novidades e você precisa estar ligado nelas.


2 - Você provavelmente não é avançado
Porque avançados de verdade são os caras da Pixar, Dreamworks, Bluesky, EA, Sony, Blizzard, Rock Star, ILM, Weta, etc, etc, etc. Você pode fazer coisas legais, mas entenda que há um caminho grande pela frente.

3 - Um render bem feito não torna você avançado
Jogar tudo no Mray ou Vray, colocar uma luz e mandar ver no render, não torna você uma pessoa avançada. E necessário compor, dar ângulo, dar movimento, dar ação, dar contexto, dar conceito entre outras tantas coisas. Acredite é necessário ter um olhar mais artístico sobre a imagem que se cria.

4 - Conhecer vários softwares não torna você avançado
É importante mexer no Max, Maya, Zbrush, Photoshop, Mudbox, Blender, XSI, Modo, C4D, etc. Mas, isso não é um certficado de qualidade. Muitos artistas trabalham bem com uma ou duas dessas ferramentas e acabam focando seus esforços nisso, tendo um trabalho de bastante qualidade. Por outro lado, tem pessoas que fazem de tudo pra saber sobre tudo e acabam não evoluindo em nada. Claro que não é uma regra, mas pense sobre e isso.

5 - Você é curseiro? Isso não torna você avançado
Fazer todos os cursos, participar de todas as palestras, ir a todos worshops e encontros não vão te colocar num patamar diferenciado. Claro que networking é necessário e eu apoio totalmente estar em contato com outras pessoas, mas, se você não coloca a mão na massa, se não saber resolver um problema em um projeto que está tocando, alguma coisa está errada.

6 - Ler todos os sites e revistas de CGI não te deixam avançado
É necessário se atualizar, mas ter 1584562 sites assinados em seu leitor preferido de notícias, não te deixa mais sabido. As vezes é uma dispersão de foco. Assine uma ou duas revistas de qualidade, escolha alguns sites que você gosta e siga eles por um tempo. Depois, você pode removê-los de suas leituras e escolher outros, só para variar um pouco.

7 - Falar o dia todo sobre 3D não o tornam avançado
Por mais que seja um assunto delicioso, falar sempre sobre 3D não significa que é um cara (ou moça) avançado(a). As vezes, pode simplesmente ser uma pessoa que não tem outro assunto. Procure conversar sobre política, esporte, literatura, bobagem do dia a dia, piadas, TV, seriados, comidas, enfim, abra mais a cabeça.

8 - Falácias não te tornam avançado
Falar um monte de coisas bonitas e difíceis não fazem de você uma pessoa que domina o assunto. As vezes, vale mais a pena fazer analogias para explicar aquilo que deseja, principalmente se está conversando com uma pessoa que não é da área. Não pareça um maluco soltando palavras difíceis. Pior ainda se elas não forem familiares nem para você. Seja simples e direto.

9 - Pseudo profissionalizar-se não torna você avançado
Comprar todos os cursos que dizem ser profissionalizantes, reconhecidos pelo MEC, Bob's, Habib's, etc. Não significam necessariamente que você estará automaticamente apto desenvolver um trabalho criativo como um todo. As referências, o backgroud artistico, o tempo de trabalho que você tem, são coisas tão ou mais importantes que qualquer reconhecimento pra botar na parede.

10 - Se você não fizer pra valer não será avançado
Bote a mão na massa, faça, refaça e re-refaça até realmente entender. Não reclame que não ninguém te chamou para fazer um projeto legal, crie o seu! Não ache ruim se onde você trabalha, só faz coisas chata, em seu portifólio, você é o dono. Invente produtos, marcas, personagens, histórias curta metragens... Realmente se envolva com paixão e faça, não seja crítico consigo mesmo o tempo todo, saiba ouvir opiniões, e tenha sempre em mente uma coisa:

Somos todos alunos, de um jeito ou de outro. Os que acham que são avançados e os que realmente são.

Concorda? Discorda? Comente!

Abs,

Marcus Ferreira.
Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: