10 coisas que todo criativo deveria fazer


Existem muitas coisas que aguçam a criatividade de Animadores, Modeladores, Ilustradores, Arquitetos, Designers, Web Designers, Fotógrafos e Concept Artistas. Elas também funcionam para qualquer outra área criativa, pois não há exceção quando buscamos inspiração. Listei abaixo, 10 coisas que costumo praticar para ter idéias quando mais preciso.

1 - Fotografar
Você não precisa ser um fotógrafo profissional para "fazer seus clicks". A relação que eles podem ter com o trabalho de um modelador 3D por exemplo, são inúmeras. É possível ver corte, enquadramento, ângulo, lente, iluminação, entre outras coisas. Se você tiver conhecimentos e uma boa câmera, ótimo. Se não, pegue seu celular e tente fotografar coisas que não são óbvias, como por exemplo o pedaço de uma parede rachada, um papel de pão amassado, etc. Isso futuramente pode trazer idéias para seus projetos, além de ampliar seu seu repertório visual.

2 - Ouvir Música
Não quero falar deste ou daquele gênero musical e sim do fato de apreciar música. Experimente sair do seu quadrado, pesquise artistas e estilos diferentes, se permita abrir mais o seu leque de opções. Tente ouvir música enquanto estuda, enquanto trabalha (se se chefe deixar), enquanto dorme, enquanto dirige ou simplesmente quando não esta fazendo nada. A harmonia dos sons tem o poder de melhorar nosso estado de espírito, nos colocar em uma imersão, nos motivar, entre outras coisas. É muito comum ouvirmos um tipo de música enquanto fazemos o mesmo tipo de trabalho. Por exemplo, se você está fazendo personagens infantis, tente ouvir músicas de criança. Se desenvolvendo orcs, arqueiros, ou guerreiros medievais, ouça música celta. Se está fazendo ilustrações para um livro de terror, ouça trilha sonoras de filmes de terror. A experiência vai ser muito prazerosa.

3 - Desenhe
Não importa se você desenha bem ou mal. A verdade é que todos nós, desde que nascemos temos a capacidade de nos comunicar desenhando. Alguns fazem isso de forma primorosa, outros nem tanto. Mas desenhar, ajuda a melhorar as percepções das formas e consequentemente isso poderá refletir em seu trabalho. Se puder fazer um curso, ótimo. Se não, vá até o Youtube e digite "Curso de Desenho". Você encontrará milhares de pessoas dispostas a ensinar aquilo que sabem.

4 - Tocar algum instrumento
Pode ser bateria, piano, violão, guitarra, flauta, gaita, baixo, canto ou até mesmo fazer uns skretchs nas pick-ups. Aprender e criar sons, melodias, combinar acordes, experimentar coisas, nos deixa mais "sensíveis" em relação as outras formas de arte. Não estou falando que você precisa tocar como um profissional. Pode começar com o "do ré mi fá sol lá si", mas caso você interesse, procure estudar música. Se não puder comprar um instrumento, pegue seu smartphone e procure na loja de aplicativos por bateria, violão ou teclado.

5 - Ler
A leitura é muito importante, pois, diferentemente de assistir um filme, ler nos dá a possibilidade de construir a aparência dos personagens, dos lugares, das roupas e de tudo mais. Cada pessoa, ao ler o mesmo livro que a outra, imagina tudo de forma diferente. Em alguns casos isso acaba sendo um problema, pois quando os produtores resolvem adaptar a obra literária para o cinema, a grande maioria dos que leram o livro não gostam do filme. Por outro lado, se você lê boas coisas, consegue ter muitas idéias para tocar seus projetos pessoais e profissionais. Ler é um exercício, tem pessoas que gostam, tem pessoas que não gostam. Mas, se você começar a ler, mesmo que de maneira "forçada" em pouco tempo terá despertado o hábito da leitura.

Você não precisa ler livros chatos, pode aproveitar textos que são de seu interesse. Pode ser ficção, aventura, fantasia, policial, terror, suspense, história, astrologia, auto-ajuda, espiritismo, católico, umbanda, cabala, etc. Se você não quer investir o seu dinheiro em livros, pode ler online ou fazer download. Não estou falando de pirataria e sim de sites que disponibilizam as publicações de forma correta. O Catraca Livre por ex, faz isso. Veja o link: http://catracalivre.com.br/geral/editoria/dica-digital/livro/

6 - Assista filmes
Não fique só nos filmes de ação com muitos efeitos especiais. Mude um pouco o repertório e tenha inspirações diferente das outras pessoas. Procure assistir cinema nigeriano, argentino, brasileiro, chileno, iraniano, indiano, etc. Assista também filmes europeus em geral. Eles tem histórias mais críveis, coisas do cotidiano, coisas que poderiam acontecer comigo ou com você. Também é possível assistir filmes por autores. separe um final de semana, faça duas ou mais sessões de filmes do Almodôvar, do Stanley Kubrick, do Jean-Pierre Jeunet. Você pode gostar ou não, mas vale a pena arriscar, saia da caixa e veja que existem outras coisas além das que o Cinemark mostra.

7 - Escreva
Tudo que vier a cabeça coloque no papel. Tenha sempre por perto um caderninho de idéias. Do nada, coisas muito legais podem aparecer na sua cabeça e se você não escrever elas com certeza irá esquecer. Também é possível anotar no seu celular, mas eu ainda prefiro em alguns casos o bom e velho bloquinho de papel.

8 - Saia
Vá a parques, centro culturais, exposições, teatros e cinemas. Se você mora em uma grande metrópole como São Paulo, pode fazer tudo isso de graça. Entrando no site do Catraca Livre é possível programar seu final de semana inteiro sem gastar nem 1 real, ou seja, não existe desculpa para não aproveitar as coisas legais. Se possível vá passear nesses lugares com sua câmera, seu caderninho de desenho, seu bloquinho de notas. Pare por alguns instantes e olhe as coisas ao seu redor, veja o que você poderia aproveitar para seus trabalhos. Idéias, cores, formas, luzes, movimentos, vida!

9 - Pratique alguma atividade Física
Corra, faça musculação, artes marciais, jogue futebol, basquete, faça parkour, ande de skate, faça caminhada ou qualquer outra coisa que mexa com o corpo. Fazendo alguma delas, podem surgir boas idéias para aplicar no seu trabalho, além do mais, passar tempo de mais na frente do PC nos deixa bastante sedentários.

10 - Jogue
Jogos digitais, jogos de tabuleiro ou jogos de cartas. Jogar melhora o raciocínio, ativa várias partes do cérebro, traz diversão, relaxa, entre outras coisas. Não importa se você tem um PC fraquinho, um celular ou um PlayStation 1. Jogar é algo muito prazeroso para quem trabalha com criatividade. Tire um tempinho para fazer isso. Se possível, junte os amigos, tire o velho War de cima do guarda roupa e faça uma guerrinha vez ou outra.
Compartilhe no G+

Sobre Marcus Ferreira

Tutoriais 3D Max. 5 anos online! Somos um dos blogs referência em tutoriais de 3D Studio Max. São mais de 5 anos compartilhando conhecimento com milhares de pessoas no Blogger, Facebook, Twitter e Youtube.
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook

0 comentários: